segunda-feira, junho 06, 2011

Alma Mater




Ainda que a língua dos anjos falasse
E ainda outras línguas, falasse também
Eu nada seria se este Amor me faltasse
Seria apenas falar pra ninguém...

E ainda que o ouro a todos eu desse
E ainda queimasse meu corpo no altar
De nada seria se Amor não tivesse
Se Amor não tivesse pra dar...

Minh’alma transborda entre tantos
Na graça divina e alegres encantos
Nas dores, soluços, ou prantos enfim!

Mas uma harmoniosa virtude desce
Dos céus, e dos anjos que Deus oferece
Do Amor mais Divino que trago em mim!


(I Coríntios 13.1-13 Bíblia Sagrada)
(Amor que Nutre)



Alma Mater é uma expressão de origem latina que pode ser traduzida como "a mãe que alimenta ou nutre".
Retrato aqui a figura de uma mãe, simbolizando este Grande Amor pelo seus filhos.
O termo Alma Mater era usado na Roma Antiga como um título para a Deusa Mãe, e, durante o Cristianismo medieval para aludir à Virgem Maria. Embora hoje, este termo seja utilizado para referir-se à universidade, podemos usar o termo como a Mãe Natureza, que a todos alimenta e sacia amorosamente, apesar de todo crime cometido em nome de um progresso devastador e insano.

*Imagens Google


30 comentários:

Pedro Menuchelli disse...

Como sempre, muito bom o texto juntamente com o poema. Mesmo que o ser possua riquezas, saiba falar todas as linguas, se ele nao tiver amor, nada será. O complicado é que, hoje em dia, as pessoas estão ao contrário desse caminho. Procuram riquezas, querem saber todas as linguas, todos os conceitos e princípios, mas se esquecem do primeiro mandamento que é amar o próximo como a ti mesmo.

É incrivel como acabo me apegando demais ao seu poema. Queria ter a mesma facilidade em fazer esse jogo com as palavras. Gosto muito daqui. Amar sempre é o mais importante. Esqueça tudo, mas não esqueça do amor. Um grande abraço, uma maravilhosa semana.


p.s: Muito obrigado pelas palavras em meu espaço. Me dão MUITA força!

Cristal de uma mulher disse...

aravilhosamente divino. A palavra de Deus fala também que quem garante que a respiração do homem sobe e do animal volta a terra. Então devemos amar a todos sem limites ou orgulho.

Lindo mesmo

ValeriaC disse...

Maravilhoso... como tudo o que voce escreve meu querido...o amor é algo de um valor infinito...
Meu amigo, tenha uma serena semana...beijos...
Valéria

Carla Fernanda disse...

Que capacidade de amar não?
Beijos e boa semana!
Carla

flor de jasmim disse...

Vozes de Minha Alma
Maravilhoso como sempre!!! O amor não tem limites, ama-sa porque se ama, não há razão para amar, ama-se por e simplesmente, isto é o que diz meu coração. Mas infelizmente cada dia que passa conheço cada vez mais quem sobrepõe bens materiais ao amor-
Beijo

garoto cientista disse...

Belíssima reflexão meu amigo, parabéns e tudo de bom.

Lilian disse...

El idioma universal del amor ...
el que siempre tendria que hablar mas alto .
No siempre es asi lamentablemente .
Para atesorar todas nuestras formas de amar y compartirlas .
Una feliz semana , un sincero
abrazo !

OceanoAzul.Sonhos disse...

Vozes de Minha Alma, magnifico tema...texto que devia fazer parte de muitos de leitura obrigatória diária.
Um grande abraço
oa.s

Nosalai disse...

Deixe-me ler e refletir.O amor e a sua diversidade! Ai amigo tão magnífico! E nele se baseia toda a existência! Eu agrado-me da colocação genial que fazes, onde pode haver livre interpretação. Hora meu coração é bouquet amigo, hora é flor de solidão!

Um beijo com carinho da amiga Marlene

**♥✿-franciete-✿♥** disse...

É na maior pobreza que se encontra o verdadeiro amor, só um coração humilde e com parcos recursos consegue doar-se a si próprio.
As imagens valem mais que mil palavras, beijos de luz e muita paz no seu caminho.

Flor da Vida disse...

Suas inspirações tem uma afinidade divinal com o amor mais puro da nossa existência...
Seus versos são tocantes, e em perfeita sintonia com as maravilhosas imagens...
Aplaudo-te sempre!!!

Desejo-lhe uma noite de paz.
Beijos

Arnoldo Pimentel disse...

Muito boa e importante sua postagem, imagens que emocionam.Parabéns.

Toninhobira disse...

Que assim seja este amor vasto,cheio de entrega e livres de todas as maldades.Imagens falam per si.Lindo este sentir abundante.Voce voa amigo.Meu abraço de paz e luz.

Olinda Melo disse...

Olá Antônio

Lembrei-me de repente, ao ler o seu poema,de uma frase de S.Francisco de Assis dito de forma belíssima pelo actor Rui de Carvalho, numa novela radiofónica (há muitos anos, portanto) em que ele fazia o papel principal:
"Eu vejo Deus em cada pedra, em cada planta, em cada animal.Cristo é o Deus do Amor".
Realmente é o Amor que se vê neste seu "Alma Mater" e nas imagens que o documentam.

Obrigada, amigo.

Abraço
Olinda

Evanir disse...

Querido Amigo..
Amei sua postagem colocando para todos nós a importançia de Deus em nossas vidas.
Foi muito especial ler sua postagem logo pela manhã.
Um abraço querido amigo fica com Deus sempre beijos,Evanir

Everson Russo disse...

Sem amor,,,nosso mais poderoso alimento de alma, nada seríamos nessa vida,,,nada teríamos de bom,,,nossa essência seria vazia...belissimo meu amigo,,,abraços fraternos de bom dia.

Mulheres INDO disse...

nosssa linda postagem, se eu poder e fazer tudo, mais eu n fizer com amor ou pelo amor tudo será em vão. fica com DEUS

Borboleteando disse...

Lindo!!
Vim te ver, te desejar uma semana maravilhosa...
Beijos

O Árabe disse...

Intensamente belo, irmão! Mas, confesso, isto não é novidade. :) Meu abraço, boa semana. Salam Aleikum!

Runa disse...

Sem amor nada faz sentido...

Abraço

Runa

Sonhadora disse...

Meu querido

Sem amor a vida não faz sentido, que esse amor que descreves em cada poema, envolva a tua alma de luz.

Beijinho e o meu carinho
Sonhadora

Smareis disse...

Nossa , isso é amor de verdade, sublinhe amor. a imagem diz tudo! Um abraço!

Everson Russo disse...

Um belo dia de poesia pra ti meu amigo...abraços fraternos.

Celina disse...

Querido amigo, mais uma linda criação, só uma alma cheia de amor é capaz criar tanta beleza, estou embevecida com tudo isto. um abraço fraterno. Celina

Imagem e Poesia disse...

Belíssimo, lindo mesmo!
Imagens que falam por si só e um texto maravilhoso.
Beijinhos
Ceiça

Maria Alice Cerqueira disse...

Boa noite,
Vozes de Minha Alma
O verdadeiro Amor é incondicional, Ele ama a todos com a mesma Intensividade Independentemente de raça cor e muito mais.
Todos somos Filhos da mesma essência. O Amor. (Deus)
tenha uma boa semana.
abraço Fraterno.
Maria Alice

MARILENE disse...

Essa proteção, esse amor, passa de mãe para mãe e vem também em forma divina. É amor incondicional.

Bjs.

Pablo & Florbela disse...

"O amor é a poesia dos sentidos.
Ou é sublime, ou não existe.
Quando existe,
existe para todo o sempre
e aumenta cada vez mais."

(Balzac)

Bom dia......Beijos no coração. M@ria

moonlight song disse...

Fantástico!

Maria Alice Cerqueira disse...

Bom dia presado amigo, vim agradecer a voce por sua linda presença no meu cantinho e fazer parte dos meus 200 seguidores! Venha pegar o selinho dos 200 seguidores que eu fiz com muito carinho. Tenha um lindo dia
Abraço fraterno!
Maria Alice