sábado, julho 02, 2011

Árvore da Vida

Antes de qualquer criação,
E antes da forma acabada;
O Todo na imensidão,
Sem forma e sublimação,
Alma Luzente emanada...

No mundo etéreo, invisível,
Mas pleno da Graça inaudita,
Não tem formato visível;
Mas fala num som inaudível,
Da Graça Suprema e Bendita.

Seu nome transcende à Luz,
Na forma serena mais pura,
Num ponto celeste reluz;
Abrange recria e produz,
Cintila na forma Augusta!

Aquele que É, que Foi e Será,
Na Graça que a vida apraz,
Mistério que ainda será,
Do fogo que não cessará;
Do amor que nutre e que faz.

Fonte que serve a um rio,
Rio que brota e não erra,
Por mares, por tempos a fio;
Que o olho humano não viu,
Por sete canais que descerra...

Abunda em mares profundos,
Nos vales, na grota, na serra,
Tornando assim em dez mundos;
Divinos, plenos, fecundos,
Formosos, lindos, na terra!

Não podem romper e não tornam,
Das águas sagradas infindas,
Pois elas com força transbordam;
No ponto de Luz que retornam,
Às fontes mais puras e lindas!

As formas sublimes ao léu,
Não podem jamais recuar,
Dos dez atributos do céu;
Dos mundos ocultos num véu,
Do Amor que não pode acabar!

(Poesia Inspirada no Zohar, Livro do Esplendor)
A imagem do Homem Perfeito, Adam Kadman, (abaixo do título da poesia) é representado pela Árvore da Vida, que possui uma coluna central e duas outras, uma à sua direita e outra à sua esquerda com suas Séfiras interligadas. Existe uma estreita relação entre as Séfiras da coluna central e as duas colunas opostas, às quais são regidas por três princípios Divinos essenciais: A Vontade Primordial, a Misericórdia (direita) e a Justiça ou o Rigor (esquerda), de forma que a Vontade mantém o equilíbrio entre as atividades destas duas colunas opostas. Enquanto a Misericórdia faz expandir o fluxo da emanação da Força Divina, a Justiça faz contrair, de forma que com a presença deste equilíbrio ocorre a organização dos 10 atributos (Séfiras) neste modelo específico.
Este protótipo chamado a manifestar-se passou a ser designado pelos estudiosos da Doutrina Divina pelo nome de Árvore da Vida, pois a sua compreensão conduz o homem de volta ao Éden perdido.


21 comentários:

Maria Alice Cerqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cidinha disse...

Olá, amigo é muito bom voltar aqui!Não me esqueci de vc,È vida corrida. È um belo poema! Tenha um lindo domingo... Grande abraço.

Evanir disse...

Querido Amigo..
Carinhosamente venho desejar um lindo e feliz Domingo.
Beijos no coração,Evanir.

Miguel disse...

Bom dia, Antônio!

"Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão." (Lucas 11:35-37)

Que sua semana seja abençoada e de muita paz!

Deus seja contigo.

Blog Yehi Or!
www.hajalluz.blogspost.com

Maria disse...

Amigo poeta como sempre lindissimo!
Hoje passei especialmente para lhe oferecer um miminho, é o Selo “PREMIO SUNSHINE AWARD”. Deixei no meu cantinho “SELINHOS – Presentes dos AMIGOS” e no “Divagar sobre tudo um Pouco” (http://algarve-saibamais.blogspot.com/2011/07/selo-premio-sunshine-award.html). O seu cantinho merece pois é um espaço onde a poesia eleva a alma de quem lê.
Bom domingo
Beijinhos
Maria

ValeriaC disse...

Meu querido, que poema divino, você não faz ideia do quanto ele me tocou..há uma sintonia que paira pelo ar meu amigo...uma rede que interliga a todos nós e assim vem as inspirações, num despertar crescente de Amor e de Luz.
Talvez você ache confuso ou estranho o que te escrevi, foi o poema que fez eu viajar...
Bom domingo...beijinhos...
Valéria

**♥✿-franciete-✿♥** disse...

Meu querido amigo teus poemas sempre sublimes nos elevam ao além, não é qualquer alma humana que os consegue entender, mas o sentido dele está em cada coração e nos toca uns mais outros menos.
De quem se trata este poeta, para mim trata-se de um ser humano que já teve várias vidas e que ao longo do séculos se tem aperfeiçoado.
Te desejo tudo de maravilhoso e nunca perguntes cá fora o que tens dentro de ti, beijos de luz e paz no teu caminho

Flor de Jasmim disse...

Vozes de Minha Alma
Forte intenso!!! Gostei de ler, e reflectir sobre estas tão infindas palavras.
Beijo bom Domingo

♫*Isa Mar disse...

Oi Antonio, cheguei aqui por indicaçao da Valéria que me falou deste lindo poema.
Realmente maravilhoso, e como coincidências não existem,, deixo aqui um poema que fiz há uns 2 dias

Canção de Ninar
Dorme coração em braços magnânimos
acariciados por solenes energias maviosas
de anjos, arcanjos e querubins explêndidos
ouvindo canções de ninar dadivosas

Sintamos as fragâncias infindáveis
de perfumes suntuosos celestiais
a nos penetrar nos poros suscetíveis
de sorver aromas inebriantes e magistrais

Nossa alma consternada se deleita
nos mananciais de tão belas sinfonias
basta ajustar nossas sintonias

E assim somos cuidados e amados
por seres benfazejos divinos e alados
com asas de luz e amor adornados!

Beijos pra ti!
Isa Mar

Olinda Melo disse...

Caro Antônio

Lindíssimo este poema inspirado na Árvore da Vida com as suas 10 sefirót, todas elas essenciais à Vida, especialmente,para mim, a Sabedoria, a Inteligência, a Beleza.E está tudo patente no seu texto que traduz uma grande sensibilidade.

Muito obrigada pela sua gentileza, deixando-mo pousado no meu 'xailedeseda'.

Um grande abraço e continuação de um bom Domingo.

Olinda

Celina disse...

Querido amigo, vim para agradecer a visita e o comentário. A tua poesia é linda! Um abraço fraterno. Celina.

Maria Alice Cerqueira disse...

Presado Amigo boa tarde
Desculpe pela comentário anterior.
Vim pedir o seu voto para a minha poesia
Precisamos
Link da votação

http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/

para que o voto seja valido se votar no moral da poesia que fica abaixo das poesias, precisa fazer seu comentario deixar seu nome e seu link
desde ja lhe agradeço de tudo o coração
Tenha um lindo final de semana
Maria Alice

Borboleteando disse...

Querido amigo,
estou aqui para lhe agradecer o carinho e as palavras de conforto, que Deus o abençõe e proteja sempre...
Obrigada por tudo.
Beijos, tenha uma semana abençoada

MARILENE disse...

Quando leio algo sobre a árvore da vida, penso na alma, que existe antes dela ser fecundada. Em seu desenvolvimento, abraçando todos os tipos de sentimentos. Em sua eternidade.
O poema é maravilhoso, assim como as palavras cheias de estímulo que costuma deixar nos blogs. Obrigada.

Bjs.

Lindalva disse...

Olá amigo eu aqui de novo... vim firmar que teu voto foi computado com sucesso para o pena de ouro... Beijos e afagos no coração!
Na oportunidade e no embalo já que também estou em Campanha vou te pedir um favor : de amanhã até domingo (4 a 10 de julho) estou na final da Copa Blog, um evento da Dado.Pag, um concurso brincadeira que consiste em pedir votos, quem tem mais votos vence (lógico kkkk), assim se puder daria para votar em mim? É só entrar na http://dado.pag.zip.net/ vai sair uma janela dizendo que é a final clica em ok e ai abre uma janela com meu nome Lindalva e o da amiga concorrente BASTA DÁ UM CLIQUE EM MEU NOME e sai a confirmação do voto. Simples e indolor :-) a regra é um voto por computador se tu tiver 10 Pcs são 10 votos kkkkkkk de já agradeço com um largo sorriso.

Tenho que fazer a campanha hoje porque como tu tenho uma semana que mal dá pra se coçar :-)... um beijo enorme no coração!

**♥✿-franciete-✿♥** disse...

Meu querido de tudo o que tu conhece nada mais tenho a acrescentar, apenas deixar para ti o meu mais apertado abraço amigo, com beijos no teu

_____▓▓▓▓░░░░░▓▓▓▓░
___▓▓▓▓▓▓▓░░░▓▓▓▓▓▓░
_▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░▓▓▓▓▓▓▓▓░
▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓(¯ `:´¯)░
▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓(¯ `•.\|/.•´¯)░
▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓(¯ `•.`(♥).•´ ¯)░
_▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓(_.•´/|\`•._)░
___▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ (_ .:._)░
_____▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░
░______▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░
░░_______▓▓▓▓▓▓▓░░░
░░░░_______▓▓▓▓░░░
░░░░░░______▓▓░░░
░░░░░░░░░░░░░░

O Árabe disse...

... e que bem reflete, irmão, o Esplendor do Universo! :) Meu abraço, boa semana. Salam Aleikum!

MAGIA DA LUA disse...

Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes… tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos. Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:- E daí? Eu adoro voar!Não me dêem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre. MAGIA DA LUA.

Liene disse...

Perfeito!
Apenas isso consegui dizer de teu poema e da magia que envolve o nosso ser


Beijos, querido!

Te desejo uma semana de bençãos

A paz esteja contigo

Flor de Jasmim disse...

Vozes de Minha Alma
O "Folha Seca" é o meu marido.
Beijo

Flor da Vida disse...

Antonio, meu amigo, estou bem, pelo menos estou viva...
Abraços meus, e obrigada por seu carinho e preocupação.
Beijos