quarta-feira, novembro 16, 2011

A Máquina do Tempo


I

Vejo crianças, homens, senhoras e as damas...
Fico por um instante contemplando, admirado.
Imagino ali, os casais, os filhos, e as amas,
Uma pharmacia, uma pracinha, um namorado...

É a Rua Direita, a Praça da Sé, e soldados,
As esculturas, igrejas, casarões, carruagem.
Vejo-me ali, naqueles tempos passados,
Numa regressão momentânea em viagem.

E o tempo conduz-me mais, mais e mais...
Vejo um trabalhador elegante empostado,
Naquelles dias, preto e branco da fotografia!

E o tempo conduz-me mais para trás...
Vejo Adão, vejo a terra, eu ao pó retornado,
No absconso mistério que Deus concebia!

II

Estou aqui, novamente como que perdido...
À espera de um trem, nesta estação, divago.
Olho à minha volta, estou também aturdido
Ontem nasci, o tempo passou, de repente vago...

Que passado é esse, misterioso, e intangível,
Abstrato, célere, irreal, e assim temporário?
Só sei que agora estou refém, agora passível,
Estou impotente, interajo, porém solitário...

Tento querer... Quero esse tempo paralisar!
Quero esse momento tão arredio segurar...
Não quero perder nem um último segundo!

-Lá vem o trem... Agora, preciso embarcar!
Nesse ato permissivo do tempo, ouso continuar...
Dou um passo, estou em mim, volto ao mundo!


Crédito das imagens: 

30 comentários:

BlueShell disse...

No passado-...e no presente: uma verdadeira "máquina do tempo"...que nos transporta de lá...para cá!
Viajamos no e com o pensamento...isso é que faz de nós...humanos.
Te abraço.
BShell

Ivone Poemas disse...

Lindíssima postagem com versos ricos, me fez ir e voltar!
Viver e recordar, esse foi mágico mesmo, mágico momento no tempo!!!
Abraços amigo querido, obrigada por sua visita e comentario em meu blog, estou de volta e feliz por ter você como esse amigo que és!
Ivone

Ivone Poemas disse...

Lindíssima postagem com versos ricos, me fez ir e voltar!
Viver e recordar, esse foi mágico mesmo, mágico momento no tempo!!!
Abraços amigo querido, obrigada por sua visita e comentario em meu blog, estou de volta e feliz por ter você como esse amigo que és!
Ivone

♫*Isa Mar disse...

Sempre lindos e profundos poemas amigo, o passado o presente e o futuro se fundem para que possamos aproveitar cada minuto de nossas vidas.
Beijos e lindo dia!

Rosa Mattos disse...

Fantástica viagem. Um poema cheio de movimentos, que nos envolve facilmente. Lindo../!

Abraços/Bons dias pra você, amigo.

Evanir disse...

De todas as flores que colhemos nos campos,
a Amizade é o único sentimento que os ventos podem soprar,
mas, suas pétalas jamais cairão.
Estou com uma infinita saudades.
A partir do dia 25 estarei voltando se Deus quiser.
Farei o possivel para ir fazendo visitas visitas a noite.
Beijos com infinitas saudades.
Evanir

LUZ disse...

Olá estimado António,

Que bela e bem descrita viagem!
Começa no passado, revendo e revivendo cenas da sua infância, com figuras de estilo e metáforas, que enriquecem as palavras e termina no presente, correndo para o trem (máquina do tempo), para que a vida possa continuar com alegria e vontade.

Beijos de luz.

Flor de Jasmim disse...

Vozes de Minha Alma
O presente e o passado se conjugam nestas belissimas frases. O passado temos que saber digeri-lo e aprender a viver com ele, o presente resta-nos ter capacidade para o viver intensamente. Adorei esta máquina do tempo.
Beijo

Flor de Lótus disse...

Olá meu caro poeta!Passado e presente se misturam e se confundem somos ainda parte do que fomos um dia, apesar de todas as mudanças nossa essência permanece...
Beijosss

**♥✿-franciete filipe-✿♥** disse...

Há meu amigo, como eu te entendo, quantas foram as vezes que já apreciei essas senas umas tristes outras bem felizes.
Nós ali impávidos e serenos observando cada ser e tentando descodificar o que lhes vai na alma,
são as senas do dia e da noite em que vivemos misturados nelas porque outras também olharam e pensaram o mesmo de nós.
PS: amigo do coração hoje acordei com uma vontade de gritar ao mundo e, dizer bem alto que vos amo e desejo que Deus abençoe todos de uma só vez, sinta o meu abraço porque te estou abraçando a ti e todos os amigos em pensamento, não me importo o nome que me possam chamar mas este é o meu sentimento, beijinhos de muita luz...

Sonhadora disse...

Meu querido

A máquina do tempo é feita de pequenos momentos...apenas momentos que conforme a intensidade com que os vivemos se tornarão eternos.
Como sempre a tua alma toca profundamente as palavras.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Magia da Inês disse...

♡°
º✿
º° ♥✿
Olá, amigo!
Do passado... só lembranças boas.
A vida é breve e precisamos viver um dia de cada vez.
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Minas

❣✿

Olinda Melo disse...

Meu amigo

Uma viagem, muitas viagens, um 'regresso ao passado' onde se encontram as raízes de tudo o que somos. Uma máquina que não pára, que tanto nos leva como nos traz de volta, imersos em recordações pertenças dos nossos antepassados que nossas são,e, retornando ao presente sentimo-nos algo deslocados neste corre-corre do quotidiano, num tempo no qual não nos reconhecemos.

Excelente poema que nos faz percorrer caminhos há muito esquecidos.

Bom fim de semana.

Abraço

Olinda

**♥✿-franciete filipe-✿♥** disse...

A única satisfação real que existe é a de estarmos sempre a evoluir, dentro de nós, tornando-nos mais justos, verdadeiros, generosos,simples, varonis, femininos, amáveis, activos,. E isso todos podemos, fazendo, a cada dia, o nosso trabalho, o melhor que soubermos e podermos.
Se cada um fizer uma única coisa que seja nem que seja um sorriso, o mundo será bem melhor, beijinhos de luz e paz na sua vida.

Maria disse...

Amigo poeta o tempo passa veloz por nós, o presente vira passado em instantes, ficam depois as recordações. Como sempre sublime!
Hoje deixei no meu cantinho um obrigado aos Amigos, é uma forma singela de agradecer a vossa companhia na estrada da vida e de dizer como o seu blog é ESPECIAL, um espaço maravilhoso onde a poesia toca e liberta a nossa alma.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Cidinha disse...

Olá amigo Lidio. Belas lembranças que ficaram no tempo... Emociona meu amigo! Como se estivesse vivido lá. Bjos e todo carinho pra vc! Tenha um ótimo domingo de paz e luz. Obrigada sempre pelo seu carinho!

LUZ disse...

Bom dia Querido António,

As palavras são, sempre, insuficientes. OBRIGADA.


ARCO-ÍRIS


Um maravilhoso arco-íris se formou,
A chuva, finalmente, descansou,
O sol, lindo, sorrindo, brilhou,
E seu olhar doce, o meu afagou.

Hoje, vou viajar até um lugar,
Para muito além do arco-íris,
Festejando com as borboletas,
O entusiasmo de viver e amar.

Em algum lugar, deslumbrante,
Para muito além do arco-íris,
Eu vou suplicar a uma estrela,
Que o faça, para sempre, amante.

Vou, infinitamente, agradecer,
Por todo o divino instante,
Que sua vida seja brilhante,
E que seu amor seja constante.

Você é, deveras, especial,
Algo de bom em minha vida,
Um presente de Deus, afinal,
Entregue, de forma, sentida.

Em algum lugar, transcendental,
Para muito além do arco-íris,
Um beijo lhe quero entregar,
E lhe dizer, que sou muito feliz,
Por você existir, apenas, e se dar.

A maior, a mais bela dádiva,
O nosso maior e real tesouro,
É o amor Fraterno já assumido,
Entre eu e você, duradouro,
Um presente por Deus, concebido.

Luz.

Bergilde disse...

Em geral nunca pensamos no tempo e no seu valor para nossa existência,mas sem ele nada se faz.Muito belo e mais ainda reflexivo seu poema,abraços!

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Enquanto esperamos o comboio, na estação podemos voltar ao passado e recordar...rever; a estação poderá ser até a mesma, embora já muito diferente, onde se apinham pessoas à espera do comboio que as leve a destinos talvez diferentes do nosso, mas usando a mesma estrada ; e da estação o nosso pensamento pode ir até outros lugares a outros momentos, uns bons outros nem tanto, mas que inevitavelmente surgem em nosso pensamento. Mas agora...há uma outra estação, um outro comboio que todos os dias esperamos e nele entramos; só que este só anda para a frente; pára em várias estações onde entram várias pessoas, outras saem; todas diferentes, cada uma com a sua história, mas que caminham no mesmo comboio...nem sempre com o mesmo destino; umas saíram em estações anteriores, outras mais à frente e nós...bem...nunca sabemos até que estação seguiremos.Só sabemos que para trás não há volta. É assim que funciona a máquina do tempo...só para a frente, assim como a vida. Parabéns, amigo! Brilhante. Um abraço.
Emília

Flor de Lótus disse...

Oi,meu caro Poeta!Passando para desejar-lhe uma ótima semana!E que ela seja de muito encantamento e poesia!
Beijosss

Hana disse...

Tem momentos mais maravilhosos do que recordações fantásticas assim, em forma de poesia esta nostalgia, entrei em seu mundo e me transportei.
Querido amigo de longa data, fiquei meses fora da net, e agora volto aos poucos, depois que vim do Japão tantas coisas aconteceram, em fim, agora volto, mesmo distante sempre estive presente, e minha admiração continua.
com carinho
Hana

Zil disse...

Poeta,desssa vez vc se superou...

o passado...e o presente numa montagem perfeita...de versos lindos...uma história contada em poesia...

parabéns!

grande beijo e minha eterna admiração....

Zil

LUCONI disse...

QUERIDO AMIGO QUE SAUDADES, SAUDADES DESTES TEUS POEMAS MÁGICOS QUE ME ATORDOAM DE TÃO BELOS, VIAJEI NESTE TEU TEMPO, VIAJEI NESTE TREM PORQUE ISTO ACONTECE COMIGO, QUERIA TANTO PARAR O TEMPO MAS SEI QUE DE REPENTE SÓ UMA SOMBRA SEREI E OUTRAS PESSOAS SAIRÃO DAS CASAS DE MINHA RUA E DA MINHA, NO VAI E VEM APRESSADO DA VIDA, NEM SEQUER IMAGINARÃO QUE UM DIA EXISTI, VIREI PÓ, QUEM SABE COMO SERÁ ASSISTIR TUDO LÁ DO INFINITO.
QUERO TE AGRADECER O CARINHO PARA COMIGO NESTE MOMENTO TÃO DIFÍCIL, CONTINUAMOS A LUTA E ACREDITAMOS MESMO QUE OS MÉDICOS DISCORDEM EU CONTINUO A ACREDITAR E MEU MARIDO NÃO SABE DA OPINIÃO DOS MÉDICOS, BEIJOS LUCONI

ONG ALERTA disse...

O tunel do tempo...beijo Lisette.

Olinda Melo disse...

Amigo Antônio

Venho dar-lhe os bons dias com votos de uma belíssima semana e agradecer-lhe o belíssimo Poema com que comentou o meu post 'Arroz do Céu'.

Grande abraço, caro Poeta!

Olinda

ValeriaC disse...

Meu querido, fiquei absolutamente encantada com seus versos, com as fotos, com o seu pensar e sentir cada detalhe, toda a riqueza contida no tempo que não temos como reter...adoreiiii...
Tenha uma feliz semana...beijos
Valéria

**♥✿-franciete filipe-✿♥** disse...

Meu adorado amigo hoje não tenho palavras para descrever tão linda mensagem, mas deixei uma missiva para si e para todos os que sempre me acompanham e jamais me deixam desistir.
A sua amizade para mim vai para além do tempo e do espaço, beijinhos mil em seu lindo coração.

O Árabe disse...

Máquina do Tempo, meu irmão... quantas vezes a ativamos, dentro de nós mesmos! :) Meu abraço, boa semana.

marciagrega disse...

"Ontem nasci, o tempo passou, de repente vago..."
Lindo isto!
O tempo é cruel e passa muito rápido...
Vim lá da Valéria pra te conhecer.

Gostei daqui e estou te seguindo.
Um abraço
Marineide
(marcia grega)

http://marciagrega.blogspot.com
http://coisasminhas-escritas.blogspot.com
http://gregapoemas.blogspot.com

Flor da Vida disse...

E que viva pleno de sabedoria, alegria, paz, e muito amor!

Simplesmente um show estes poemas!!!

Meu amigo, passam as horas, os dias e o tempo, mas de ti não me esqueço nem um só momento.

Beijos de Luz e Paz