quinta-feira, dezembro 15, 2011

Na Calçada da Infâmia

 

As migalhas que caíram no esquecimento,
Que das ruas foram sobra e tiradas do latão;
Foram restos, que depois de certo tempo,
Fez-se um rumo, e destino noutra mão...

Mas um louco, talvez gênio, peregrino e agora,
Segue a vida, toda via ao relento e contramão;
A sujeira descartada, de outro mundo para fora,
Para ele é um sustento, é talvez um ganha-pão!

Na calçada da infâmia, é um astro moribundo,
Pois vazio de amor, de juízo e compaixão;
Não restou alternativa em viver tal vagabundo...

Abandonado feito lixo, é um estorvo e dejeto!
É um Lázaro errante, pois na vil comparação,
É apenas espantalho, e ninguém lhe chega perto...


Crédito da Imagem:



38 comentários:

Cidinha disse...

Olá amigo. È uma imagem muito forte! È uma infâmia... o ser humano, o próprio animal em tal situação. È preciso acordarmos para a dignidade, o respeito e acima de tudo o amor. È uma grande reflexção Antonio! Um quadro lamentável. Bjos no seu coração e obrigada!

**♥✿-franciete filipe-✿♥** disse...

Em tempos recebi esta imagem que vinha através de um email junta com outras parecidas, achei que a pessoa que tinha reparado neste momento foi de uma grande capacidade, mas talvez fosse bem melhor pegar neles e os tirar dali e lhes dar de comer e abrigo, ou pelo menos tentar, porque o difícil não é não conseguir é nunca se ter tentado.
Quanto ao seu poema é mais um daqueles que nos deixam sem palavras, um grande-bem-haja com beijinhos de luz e muita paz....

piedadevieira disse...

Muita luz no seu coração.
Grande inspiração para esse mundo tão conturbado!
beijos

Maria Alice Cerqueira disse...

Bom dia prezada amigo
Venho agradecer o seu carinho, atenção e compreensão durante este ano que foi coberto de lindas rosas e com alguns espinhos, que me ajudaram a crescer e a compreender ainda mais o valor da minha vida!
Amigo muito obrigado por cada uma de suas carinhosas visitas, sua companhia, sua presença e sua força e apoio.
Quero pedir desculpas pelo meu silencio, mas gostaria que soubesse que não foi proposital! Mas por conta de alguns desafios que a vida me trousse.
Gostaria de lhe desejar um Santo Natal e que o Ano 2012 venha coberto de muita paz e Amor!
Gostaria de lhe oferecer o selinho de Natal , tem dois pode leva-los ou escolha o que mais gostar, tem também o selinho de 400 seguidores que fiz com muito carinho!
Dentro do mundo magico do coração quero muito lhe agradecer por tudo! Muito Obrigada de todo o coração!

Tenha um lindo dia!
abraço Fraterno!

rouxinol de Bernardim disse...

Olá. Esta mesmo a condizer com a crise. Mas vem aí o http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_Lq1-uxnuX4
NATAL ... e tudo melhorará...

Olinda Melo disse...

Meu amigo

Este seu poema foca um dos problemas fulcrais da sociedade de hoje em dia.Ao lado do consumismo e, consequentemente, do desperdício, existem seres que não têm aquele mínimo necessário para sobreviver.

Também a imagem vem reforçar esta realidade. E agora nesta quadra festiva é bom reflectirmos sobre estes aspectos da vida.

Grande abraço

Olinda

O SENHOR DO TEMPO disse...

OBRIGADO PELA VISITA E COMENTÁRIO NO MEU OUTRO BLOG "O TROVADOR SOLITÁRIO', DESDE JÁ EU BRUNO DESEJO A VC E FAMÍLIA UM MARAVILHOSO NATAL,

SE POSSÍVEL COLOQUE MEU BLOG NA TUA LISTA DE BLOGS AMIGOS, OLHA NA MINHA LISTA FAREI O MESMO ME AVISA TÁ...

GRANDE ABRAÇO

BRUNO EDITOR DOS BLOGS:

http://brunorusottt.blogspot.com/

http://o-senhor-do-tempo.blogspot.com/

Sonhadora disse...

Meu querido

Forte a imagem...forte o poema que infeliz mente tem de focar uma realidade que por vezes tentamos não ver para não magoar...não sei se por comodismo se por puro egoísmo.

Deixo o meu carinho e um beijinho
Sonhadora

LUCONI disse...

Querido poeta quero me desculpar pela demora em vir, mas esta semana na segunda feira foi dia de ligar a quimio no Luiz, é uma quimio de quarenta e oito horas, então praticamente impossível ter cabeça para outra coisa, apesar que ligaram uma espécie de bomba nele e ele veio pra casa e só retornamos na quarta a tarde para retirar, mas os efeitos colaterais da medicação são muitos, então só hoje estou mais tranquila e ele melhor.

Não basta só saber trabalhar com as palavras, tem que ter um coração recheado de fraterno amor e uma alma iluminada para criar um poema como este que criaste. Meu amigo você é imbatível, para mim sempre será o melhor, nossa você consegue sempre falar fundo a minha alma.

Antonio quero te agradecer os lindos comentários que sempre têm me servido de arrimo e amparo, você não imagina a força que tua amizade me passa, mil vezes obrigada, e ao Pai eu agradeço por ter me dado tão leal amigo, beijos Luconi

Flor de Jasmim disse...

Antônio
Profundas e comoventes estas tuas palavras,.
A imagem é forte fez-me cair as lágrimas, todo o ano, mas mais nesta altura do ano penso demais nos sem abrigo.

Beijo e uma flor

Evanir disse...

Vamos nos unir a cada Dia um pouco mais
estreitando nossos laços de amizade em longos
abraços.
Vamor fazer a diferença na vida de muitos
que esperam com ansiedade uma palavra de amor e esperança.
Vamos levar a paz onde persisitir a desunião.
Vamos fazer uma prece para Deus pois desejamos
um mundo melhor .
Embora a própria humanidade perderam as esperanças
e muitos já não sabe onde ficou sua fé.
Que seu final de semana seja felicidade suprema.
Que nossa amizade atravesse fronteiras levando amor.
Beijos no coração.
Evanir.

Magia da Inês disse...

°º♫
°º✿
º° ✿♥ ♫° ·.
✿⊱╮
Esse soneto é um dedo na ferida...
Bom domingo!
Beijinhos.
Brasil
✿⊱╮

. intemporal . disse...

.

.

. que a assertividade que encontro aqui . possa promover um despertar da consciência de cada um de nós . que . de uma . ou de outra forma . podemos por.que devemos . sempre ajudar .

.

.

. um Santo e feliz Natal .

.

. antônio .

.

. um abraço . sentido .

.

.

Celina disse...

Bom dia amigo,desejo tudo de bom para vc nesta semana que se inicia, conforme vc pediu o meu email é: gregoriolourdes@gmail.com
desde já agradeço sua gentileza.
Abraços Celina

Antonio Rubilar B. Valente disse...

Vim te visitar e deixar meu abraço,minha amizade e meus votos de um FELIZ NATAL, com muita paz, saúde e prosperidade para você e todos de sua família.BOAS FESTAS!!!

Que DEUS sempre te ilumine e te encha de bençãos por toda sua vida.
Um carinhoso abraço do amigo,
RUBI VALENTE
(Fujioka-Shi, JAPAN).

Antonio Rubilar B. Valente disse...

Vim te visitar e deixar meu abraço,minha amizade e meus votos de um FELIZ NATAL, com muita paz, saúde e prosperidade para você e todos de sua família.BOAS FESTAS!!!

Que DEUS sempre te ilumine e te encha de bençãos por toda sua vida.
Um carinhoso abraço do amigo,
RUBI VALENTE
(Fujioka-Shi, JAPAN).

Antonio Rubilar B. Valente disse...

Vim te visitar e deixar meu abraço,minha amizade e meus votos de um FELIZ NATAL, com muita paz, saúde e prosperidade para você e todos de sua família.BOAS FESTAS!!!

Que DEUS sempre te ilumine e te encha de bençãos por toda sua vida.
Um carinhoso abraço do amigo,
RUBI VALENTE
(Fujioka-Shi, JAPAN).

Celina disse...

OI AMIGO, MUITA PAZ, OS VERSOS SÃO COMOVENTES ISTO PROVA QUE O MELHOR AMIGO DO HOMEM ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO, COMPARTILHA COM ELE NOS MOMENTOS BONS E NOS MAUS.
CENA PARECIDA COM ESTA EU PRESENCIEI EM VIENA, AO LADO DE UMA IGREJA LINDA, ESTAVA UM MENDIGO E O SEU CÃO, ELE COM A CABEÇA DEITADO EM SEU COLO E RESTOS DE COMIDAS PELO CHÃO TIVE TANTA DÓ, QUE OS MEUS OLHOS SE ENCHERAM DE LÁGRIMAS!
ABRAÇOS CELINA

LUZ disse...

Olá querido António,

Estamos perto do Natal, e parece, que nessa época ficamos mais revoltados, vulneráveis e sensíveis às misérias dessa sociedade.

Tanto se apregoa o bem para todos, de forma igual, ou quase igual na distribuição da riqueza, mas depois é só teoria, porque, na prática temos muitos Lázaros, por aí.

Belo poema, que exige reflexão por parte de todos nós.

Bom Domingo e boa semana.

Beijos carinhosos de luz.

Rosa Mattos disse...

Causa um efeito impactante, imagem e situação retratada no poema. Ninguém merece viver à margem. É triste que infelizmente sua poesia relate algo que acontece bastante.

Amigo, o melhor Natal possível pra você e um novo ano realmente novo sob muitos aspectos, pra todos nós.

Abraços/!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo

Hoje minha visita é para agradecer
o presente que é para mim
a sua amizade,
e também desejar
um maravilhoso Natal,
onde possas encontrar nestes dias
ainda mais inspiração
para a alegria de ser feliz,
e para o milagre de fazer
quem passa por tua vida feliz.

Que o teu olhar seja a mais perfeita
luz do Natal a enfeitar o mundo.

Soraya Chaude disse...

Lindo seu texto. Infelizmente há muitos por ai e todos fingem não ver parece ser mais comodo. Era bom que imagens e textos como esses acordassem as aconsciencias e o mundo.

ONG ALERTA disse...

Impressionante mas verdadeiro, beijo Lisette.

Maria disse...

Meu amigo poeta, lindo, comovente e triste. Como seria bom se as riquezas fossem melhor partilhadas e não houvesse pobreza e assim, todos tivessem uma vida condigna. Aproveito também para desejar um Natal muito Feliz, repleto de alegria, saúde, paz e amor.
Que a Luz e o Espírito de Amor do Natal, consigam prevalecer nos nossos corações ao longo de todos os dias do ano, para seja sempre Natal.
Beijinhos
Maria

Jacky disse...

MUY BUENA ENTRADA. CON TU PERMISO ME QUEDO PARA SEGUIR LEYENDOTE, BESOS DESDE PUERTO RICO

Regina Rozenbaum disse...

Não conseguiria escrever uma mensagem para cada um, mas querendo que receba meu carinho e gratidão por mais esse ano de amizade e convivência deixo aqui meus desejos


Quisera
neste Natal
armar uma
árvore dentro do
meu coração e nela
pendurar, em vez de
presentes, os nomes de
todos os meus
amigos. Os amigos de longe e
os de perto. Os antigos e os mais
recentes. Os que vejo a cada dia e os
que raramente encontro. Os sempre lembrados
e os que as vezes
ficam esquecidos. Os
constantes e os intermitentes.
Os das horas difíceis e os das horas
alegres. Os que sem querer magoei ou,
sem querer me magoaram. Aqueles a quem
conheço profundamente e aqueles que me são
conhecidos apenas pelas aparências. Os que pouco
me devem e aqueles
a quem muito devo. Meus
amigos humildes e meus amigos
importantes. Os nomes de todos os
que já passaram pela minha vida. Uma
árvore de raízes muito profundas, para que
seus nomes nunca mais sejam arrancados do
meu coração. De ramos muito extensos, para que
novos nomes, vindos de todas as partes, venham juntar-se
aos existentes. De sombra
muito agradável, para que nossa
amizade seja um momento de repouso,
nas lutas da vida. Que o natal esteja vivo em cada dia
do ano novo que se inicia, para que as luzes e cores da vida
estejam presentes em toda a nossa existência e concretizem, com
a ajuda de Deus, todos os nossos desejos. Feliz Natal!
Feliz Natal!
Feliz Natal!
Feliz Natal! Feliz Natal!


QUE A HARMONIA, O SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE E COMPAIXAO, O RESPEITO E AS ALEGRIAS DESSA ÉPOCA DO ANO SE SOLIDIFIQUEM NO MAIS PURO AMOR, ENCHENDO DE LUZ TODOS OS CORAÇOES...
E QUE ESSA LUZ ALCANCE TUDO E TODOS... MUITA PAZ!
Com amor
Regina

O Árabe disse...

Migalhas de luz, irmão, que iluminam as trevas deste mundo de homens e animais. Como precisamos delas! Meu abraço, Feliz Natal! Salam Aleikum.

O Árabe disse...

Migalhas de luz, irmão, que iluminam as trevas deste mundo de homens e animais. Como precisamos delas! Meu abraço, Feliz Natal! Salam Aleikum.

Evanir disse...

Estamos a poucos dias do Natal esse dia especial que vemos passar por nós
incansavelmente ao longo de toda a vida.
vamos abrir as portas dar ao Menino Deus as boas vindas ao aniversáriante.
Um Feliz Natal ..Paz Amor E Luz De Jesus.
Obrigada por estar presente na minha vida no decorrer desse ano que breve chegara ao final.
Deus permita que nossa amizade seja iluminada pelo menino Jesus.
Um dia lindo.
Um Natal De Felicidade Para Você Familia E Amigos.
Beijos ternos e carinhosos.
Evanir.
Tem um presente de Natal no blog se gostar esta a seu dispor.
Sera colocado no meu blog após o Natal todos os presentes recebidos.
Agradeço de coração seu carinho.
Bem sei o quanto és meu amigo.
te agredreço muito por isso.

OZNA-OZNA disse...

gracias querido y admirado poeta por regalarnos tan profundas y reflexivas letras, muchos besinos de esta amiga admiradora que te desea con cariño felices fiestas navideñas en compañía de tus seres queridos.

Regina Rozenbaum disse...

Antônio amaaado!
Meu email está lá na barra lateral do divã, mas deixo-o aqui (byre06@gmail.com) com gratidão antecipada pelo selinho que produziu.
Beijuuss n.a.

**♥✿-franciete filipe-✿♥** disse...

LUZ DIVINA--NATAL

Há dois mil anos! Passa colossal:
Noite iluminada em saudade!
Luz, pureza, amor, e humildade,
Apontando no lar, noite de Natal…

Pinheiros desperta, luz paternal;
Ao nascimento da alta divindade:
Nas palhas inspira a humanidade
A encarnar nos homens a moral…
Finda a prece, vem a aurora radiante:
Radiosa estrela no horizonte;
Pura, bela, ridente, despontou.

A aureolar no olhar divino de Deus!
Que sempre esclarecendo todos os Céus
No caminho, da vida que nos traçou…

Beijinhos de luz e paz...

Marilu disse...

Querido amigo,

É Natal...
Um momento doce e cheio de significado para toda a nossa vida...
É tempo de repensar valores,de ponderar sobre a vida, e tudo que nos cerca.
É o momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperanças que mora dentro do nosso coração para termos um mundo com muito mais Amor e Paz!!!
Desejo a você e toda a sua família um Natal abençoado e cheio de alegria.
FELIZ NATAL!!!!!

Beijocas de luz e paz...

Magia da Inês disse...

Amigo,
Um Natal cheio de paz
e que venha 2012 com dias melhores para todos.
Beijinhos.
Brasil

…………()
…………( )
………|░░░|
………|░░░|
………|░░░|
………|░░░|
°º♫✿ ♪FELIZ
°º✿ NATAL!!!
º° ✿♥ ♫° ·.

Ange disse...

Aqui é válido o dizer: uma imagem pode falar mais que palavras..

Antonio, entro aqui com carinho para saudar-te com meus votos de um maravilhoso e iluminado Natal. Que o novo ano que inicia-se traga-lhe lindas inspirações, esperança, e em especial Felicidades.
Uma linda noite para você!
Ange.

LUCONI disse...

AMIGO ESTIVE LÁ NO LIRIOS E CORRI PARA CÁ, QUERIA LER-TE UM BOCADINHO, MESMO QUE JÁ TIVESSE LIDO, OLHA EU QUERIA TE AGRADECER POR TUA LINDA AMIZADE DURANTE MAIS TODO ESTE ANO E DIZER-TE QUE PARA O PRÓXIMO ANO COM CERTEZA CONTINUAREMOS REGANDO ESTE LINDO CANTEIRO DA AMIZADE QUE HÁ DE DURAR MUITO E MUITO, OBRIGADA MIL VEZES OBRIGADA, BEIJOS E LINDO NATAL PARA TI COM MUITO AMOR MAS PRINCIPALMENTE MUITA PAZ, BEIJOS LUCONI

TITA disse...

Um apelo forte no Natal que aí está.Desejo amigo que tenhas um Santo Natal cheio de paz,inquietações permanentes e esperança renovada.Um abraço.

Toninhobira disse...

Quem são estes seres que os olhos fogem e a mão não estende? São filhos de um mesmo Deus,que a sociedade relega ao abandono.Durissimo amigo a dura realidade,que se estampa em nosso rosto no dia a dia.
Meu abraço.