terça-feira, maio 07, 2013

Universo da Alma



Há quem afirme que chegará um tempo, em que a vida como conhecemos não existirá, logo, muito menos o Planeta Terra...
Nada subsistirá e cairemos no véu do esquecimento total.
De nada mais, “lembraremos”. Nem de que existimos, nem de nossa vida terrena, nem de mais nada...
Tudo voltará a ser o que era antes dos primórdios do nada absoluto?
Porém não podemos afirmar com certeza de que tudo isso seja a mais pura verdade.
Peço licença e tomo emprestadas as palavras do amigo Ricardo Alves do blog Luz no Papel:
"Que me perdoem os mais eruditos e principalmente os físicos! Mas meus delírios devem possuir alguma verdade. Concordo que são intuitivos..."
E que me perdoem os esotéricos, os místicos e religiosos...
Muito do que cremos é aceito pela fé que herdamos! No entanto nada impede que divaguemos. Também por intuição externo um pensamento, que se fato ou não, vai de encontro aos anseios da alma, no que diz respeito à nossa existência.
E ao discorrer sobre nossa existência, não temos como não conjecturar sobre a natureza de Deus e do Universo... Os místicos do período Talmúdico afirmaram, em contraste com o transcendentalismo Bíblico, que "Deus é o lugar-morada do universo; mas o universo não é o lugar-morada de Deus". Possivelmente a designação ("lugar") para Deus, tão frequentemente encontrada na literatura Talmúdica-Midrashica, é devida a esta concepção, assim como Philo, ao comentar sobre Genesis Cap. 28, versículo 11 que diz: "Deus é chamado 'ha makom' (המקום "o lugar") porque Deus abarca o universo, mas Ele próprio não é abarcado por nada" ("De Somniis," i. 11).
Creio, porém, que nossa Consciência Individual, ou seja que definição queiramos dar, transcende além... Por isso, é que aqui estamos a divagar sobre os mistérios da nossa existência... Não quero ser precipitado em especular, mas ainda que a Via Láctea seja engolida e destruída num imenso buraco negro, ou que o imenso universo desapareça, acredito que esta "substância imaterial" que nos guia, retornará ao TODO, PARA DEPOIS RESSURGIR EM OUTRO PLANO! Ela apenas ocupou o “pote”, o corpo físico que evoluiu e que deu fé de si... Ou seja, conscientizou-se de sua existência...
Avadhutika Anandamitra Acarya em O Segredo da Mente, diz que a “Consciência Individual semelhante uma porção de água, existe dentro do oceano infinito da Consciência Cósmica”. Entendi nesse caso, que seria como se esta porção de água estivesse retida dentro do pote circundado por este oceano. A água no pote parece separada da água do oceano por causa da limitação física que os divide – a mente aprisionada no corpo físico. Mas quando o pote se rompe, as águas se misturam.
É quando a mente é libertada. Não existindo nenhuma separação entre o interior e o exterior, a Consciência Individual se dissolve na Consciência Cósmica... Então, liberta de todas as amarras, mais além de toda vibração e dualidade, o Eu [o Ser imortal] realiza sua verdadeira Glória – sem nome, sem semblante, imutável, sem princípio ou fim, a bem-aventurança infinita e a paz eterna, retornando para o TODO.

Transição da Alma

Quando o homem desencarnar dessa matéria,
E noutra, puder a Deus, sua face contemplar
Será numa transição, e o fim de toda miséria,
Numa cósmica substância, sua alma resgatar.

Pois numa constelação, num halo fulgurante,
Estará quem sabe Deus, pelo mundo passear
Talvez em um planeta, ou num astro radiante,
Quem sabe duma luz, toda alma esquadrinhar.

Mas nessa minha visão, fruto de ignorância,
Penso que o homem, e desde sua infância,
Será em transição, quem sabe um advento!

Creio que essa transição, da substância evolui,
E mostra para a alma, a rudeza que ontem fui,
Como o abrir da porta, derradeiro movimento!





75 comentários:

Dorli disse...

Oi amigo
Não sei o que vai acontecer com a vida aqui na Terra, são teses e suposições que não conseguem chegar até a minha imaginação.
Eu só sinto que logo, algo vai acontecer, pois está muito difícil viver.
Beijos
Lua Singular

Flor de Jasmim disse...

A rudeza com que ainda vamos ter que viver!
Profundo Antônio e reflectivo.

beijinho e uma flor

Antônio Lídio Gomes disse...

Talvez seja intuição, Dorli...
O triste é saber que o mundo poderia ser melhor para se viver.
Uma casa para todos, onde o Bem prevalecesse.
Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Obrigado Jasmim, eu agradeço por tua sensibilidade.
Um abraço.

FATIMA WINES disse...

Caro António,

Acreditar, acreditar ,mas, questionar sempre.A fé alimenta-se de dúvidas. Ao invés de um Deus- lugar eu escolheria um Deus -presente.

O universo físico contrasta com o universo cósmico.O homem e o seu templo.
Nada acontece por acaso.O aleatório só tem lugar no "amontoado" da nossa imaginação.O meu Deus é um poço de dúvidas e, ainda bem.

A natureza rege-se pelas leis naturais.O homem pelo seu conhecimento, divorciou-se dessas leis, umas vezes, para bem outras para o mal.

Não vejo a mais pequena incompatibilidade em ser racional e ter fé.Aliás, fé e razão complementam-se, pelo menos, para mim.

Ver o mundo com lentes de alma e, não dar nada como adquirido.
Muito pertinente as questões que aflorou.

Abraço de muita amizade,

Antônio Lídio Gomes disse...

Prezado amigo, a liberdade do pensamento, também nos concede dúvida, questionamentos, e indagações...
Ainda bem que é assim, para que não fiquemos engessado em um único conceito dogmático ou científico.
Tenho certeza de que Deus nos legou em sua imensidão, esse atributo tão divino.
O próprio Jesus dissera aos discípulos: “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.” João 16.12
Um abraço.

Flor de Lótus disse...

Oi,Meu caro amigo!Não sei o que o futuro nos reserva,mas uma coisa é certa do jeito que estamos destruindo a Terra ela não resistirá por muito tempo.
Saudades de vir aqui e dos teus versos.
Beijosss

Antônio Lídio Gomes disse...

Olá Flor.
Que bom que voltou.
Um abraço.
Bjs.

Celina disse...

OI ANTONIO QUERO AGRADECER COM MUITO CARINHO MESMO A TUA POESIA ME FIZESSE MUITO FELIZ, NÓS RECEBEMOS MUITO PRESENTE MAIS UMA POESIA É DIFERENTE É UM PRESENTE VINDO DO CORAÇÃO VEM DE UM DOM DADO POR DEUS POR ISSO É TÃO CARO PARA MIM , RECEBI A TUA E A DO MEU NETO QUERIDO DANIEL AMEI, OBRIGADA AMIGO . AMANHÃ COMENTAREI O TEU BLOG, UM ABRAÇO FRATERNO CELINA.

TITA disse...

Antonio,já sentia saudade de aqui vir matar algumas sedes de belo e profundo.Mas,a vida às vezes nos chama para outras paragens.A minha mãe esteve bastante doente e tive que fazer opções.Mas hoje ao ler-te senti-me em advento.Bem hajas.Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Obrigado Celina, pela visita.

Antônio Lídio Gomes disse...

Um bem haja para si também TITA.
Obrigado pela visita.

Marilu disse...

Querido amigo, tenha um lindo final de semana. Beijokas

Olinda Melo disse...


Caro Antônio

Muito bom dia e um excelente fim de semana. Há já alguns dias que não venho visitá-lo, tive alguns contratempos mas cá estou eu hoje, com muito gosto, neste lugar onde nos oferece belos poemas e interessantes temas para reflexão.
Realmente esta parte transcendental da nossa condição causa-me perplexidade. Somos matéria e espírito, disto não há dúvida, penso eu. Este invólucro que ganha vida com o fogo insuflado pela alma, perece. E não me canso realmente de me perguntar para onde irá este fogo, esta chama que nos anima...Talvez seja isso mesmo, irá reunir-se ao Todo. Talvez vá animar outras vidas, vidas que estão para nascer...
Penso que este é um tema inesgotável.

Grande Abraço

Olinda

Magia da Inês disse...

A imagem é quase tão bonita quanto à poesia.

¸╭•⊰✿¸.

Bom domingo!
Beijinhos.♡ღ

•*✿⊱╮ღ

Antônio Lídio Gomes disse...

Com certeza, Olinda, algo que não temos a mínima noção, se revela logo adiante ao desencarnar dessa matéria.
Obrigado, um fraterno abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Obrigado minha amiga Marilú.

Antônio Lídio Gomes disse...

Beijos. Bom domingo.

Evanir disse...

Ainda é Dia Das Mães..
Às vezes, você se aborrece
Porque ainda sou criancinha
E sempre deixo marcas de dedos
Nos móveis da casa inteirinha.
Mas estou crescendo dia a dia
E logo adulto vou ser
E essas marcas de dedos
Vão todas desaparecer.
Agora deixo uma marca bem especial
Pra você nunca esquecer
Como eram meus dedinhos
Antes de eu crescer.
Agora somos adultos a saudade
que sentimos já é nossa dos nossos
pequeninos já adultos também.
Feliz Dia Das Mães com muito carinho.
Ser mãe de verdade é ser amiga
dos filhos é ser seu porto seguro.
Cabe a nós mães ser exemplo
ser espelho onde nossos filhos possa
contemplar e refletir passado e futuro
com muito amor e fé acima de tudo.
Mãe :fale do amor de Deus para seus filhos
só assim eles terão orgulho de chamar te de (Mãe)
Feliz Dia das mães carinhosamente, Evanir.
Tem mimo na postagem fique a vontade para levar de lembrança.

Maria Rodrigues disse...

Meu amigo que um dia a nossa alma se consiga libertar das correntes que tantas vezes a aprisionam. Um universo de poesia que hoje encantou a minha alma, obrigado.
Beijinhos
Maria

Antônio Lídio Gomes disse...

Oi Evanir, obrigado pelas palavras tão carinhosas.
Um beijo e um fraterno abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

É isso mesmo, Maria! Um abraço.

Toninho disse...

Não temos como não comungar de identicas idéias desta inquietação que tanto nos leva a pensar e refletir. E assim uma inspiração na perfeição de sua cosntrução.Otimo trabalho Lidio e que Deus nos ilumine sempre nesta jornada para a travessia.
Um terno abraço de paz e luz amigo.
Grato sempre pelo incentivo e atenção.
A parada me deixou enferrujado e corro para conseguir o meu prazer de ler e ler com frequencia os bons amigos e mestres.

Patrícia Pinna disse...

Não sei a que imagem picante você a a Raquel se refiriram!
Uma flor lilás, que minha mãe gostava, não pode ser picante, tampouco a sua imagem!

Antônio Lídio Gomes disse...

Obrigado amigo Antônio.

Anne Lieri disse...

Antonio Lidio,sou suspeita pra falar nesse assunto pois creio na imortalidade da alma.Não do ego, da nossa personalidade,mas da nossa essencia divina.Assim, pode o mundo acabar,mas nunca nossa existencia.Linda sua poesia e já tomei a liberdade de guardar pra postar posteiormente em meu blog Recanto dos autores.Bjs e boa semana!

ॐ Shirley ॐ disse...

Antônio Lídio, jamais o ser humano conseguirá definir, ou identificar racionalmente, a Realidade Absoluta do Criador, mesmo sendo ele uma partícula divina... E depois que conhecermos todas as "moradas da casa do Pai", através dos milênios, acredito que chegaremos LÁ. Bonito poema, um beijo!

Gracita disse...

Jamais conseguiremos nos definir, o que somos, para onde vamos. E nessa inquietude vamos seguindo nossas trilhas à espera da travessia que um dia chegará para nos arrebatar.
Um carinhoso abraço
Gracita

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Obrigada pelas felicitações, poeta!

Beijos fraternos.

LUCONI disse...

Amigo demorei tanto a me resolver voltar desta vez, até que cheguei a conclusão lógica e que sempre soube que estava sendo por demais egoísta, não sou a única infelizmente a sentir dor profunda na alma, mas foi bom porque voltada para mim descobri tantos erros cometidos em minha trajetória, no meu balanço estou com saldo pra lá de devedor, então resolvi arregaçar as mangas e abrindo bem os olhos para as oportunidades que o Pai me oferece para me tornar util, abraçar a todas. Hoje aqui em sua casa de luz me maravilhei com a beleza de teu poema e refleti sobre tua forma de pensar, sou espiritualista como sabe e para mim antes de mais nada sou essência divina, realmente em um recipiente contida para poder me aprimorar e evoluir e neste passo a cada passo adiante conseguido meu recipiente vai se tornando menos grosseiro, o que vai ser quando finalmente atingir o estado puro eu não sei, só sei que muito falta para isto, resta trabalhar e trabalhar as imperfeições, assim eu penso, um grande abraço desta tua amiga imperfeita por demais que caiu feio na última prova que foi testada, agora levantar e seguir, beijos Luconi

MARILENE disse...

Um texto rico e belos versos. Por mais que fiquemos a divagar, não conseguiremos encontrar respostas para todos os nossos questionamentos. Vejo a alma como eterna e liberta do corpo que provisoriamente habita. E creio que vai e volta, até encontrar o aprendizado necessário, antes de descansar na casa de Deus. Bjs.

Antônio Lídio Gomes disse...

Patrícia, pode ter ocorrido um bug no sistema.
Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Anne, com certeza fico honrado com sua apreciação e visita.
Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Shirley, todo mistério tem seu encanto. Por isso é mistério.
Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Verdade Gracita. Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Um abraço, Flor.

Antônio Lídio Gomes disse...

Amiga Luconi, sabemos bem, que estamos aqui de passagem. Sabemos também que jamais seremos perfeitos, e aquele exemplo de humanidade, onde todos possam ver em nós um espelho a ser mirado...
AINDA BEM QUE SOMOS IMPERFEITOS! TODOS NÓS, POIS JAMAIS SEREMOS SEMELHANTES AO CRISTO IMACULADO.
O mais importante nisso tudo, é o RECONHECIMENTO de que, se falhamos com alguém ou nalguma situação, tenhamos, como você teve, a nobreza de espírito, pois sei que és uma mulher sincera, verdadeira, e humilde.
Creio que é isso que conta diante do Altíssimo, não é verdade?
Portanto, um fraterno abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Marilene, penso que é por ai mesmo.
Um abraço.

Ana Oliveira disse...

Fiquei fã, vou seguir.
Beijo.
Ana

Antônio Lídio Gomes disse...

Obrigado.

Ana Maria Braga disse...

Antônio, acredito que não conseguiremos nos definir, o que somos e para onde iremos. E essa duvida persistirá para sempre à espera da nossa passagem para o outro lado, se é que existe. Tudo é dúvida, nada é certeza na minha concepção.
Um carinhoso abraço

luna luna disse...

muitas vezes penso se não seremos um simples holograma do universo.
beijos

ricardo alves / são paulo,brasil disse...

"Transição da Alma" é um texto cheio de frescor,elegância e sinceridade...e ficou ainda mais poderoso associado a esta belíssima imagem!
show de postagem!!!

Antônio Lídio Gomes disse...

Verdade Ana.Tudo é dúvida.
Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Sim, também penso se não é tudo ilusório....
Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Obrigado. Um abraço.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Puxa...
preciso de tempo para refletir sobre tudo que li aqui.
Volto amanhã pela manhã pra comentar.
Linda quinta-feira e frase de Clarice pra nós:
"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito."
Clarice Lispector
Bjins

Evanir disse...

Meu amigo Querido.
Eu confesso li com muito carinho tudo aqui postado
com certeza concordo com palavras suas nas respostas.
que o Mundo poderia ser um lugar melhor
para se viver .
Lendo me senti até meia confusa se de verdade o fim terminasse
com o desaparecimento do planeta Terra.
Por tudo que vemos talvez já esteja tomando novos rumos
espero que não seja o fim.
um abraço apertado boa noite amigo
Beijos,Evanir.

LUZ disse...

Olá, estimado António!

Como tem passado?
Creio que ainda se lembra de mim. Estive afastado dos blogues, pelos motivos que conhece.

Li a sua postagem, prosa e poema, e fiquei em transição/confusão da alma e do universo.

Não entendo, não encaixo com essas "coisas" científicas. Não sei até que ponto, tudo isto pode ou não ser verdade.

Você tem duas vertentes bem completas, mas muito diferentes: a científica e a literária, e consegue exprimir seus sentimentos e ideias em ambas. Lhe digo, que o prefiro como um homem de Afetos e Estados de Alma. Você é polivalente, resumindo.

Tenha um bom restinho de noite.
Beijos da Luz, com estima.

Tina Bruxinha disse...

Gostei...gostei e gostei de tudo que li...tanto no racional como no emocional...Veja bem... gostaria de escrever umas palavras bem centradas no tema + acho que não vai ser possível...pois sou uma pessoa de alma tão atrapalhada...que poderia falar bobagens... Só te digo PARABÉNS pela excelente mensagem que percebo ter sido gestada no fundo da tua Alma de gente do bem!!!Abraços e até breve...^^

Magia da Inês disse...

¸.•°✿✿⊱彡
Boa semana!
¸.•°✿✿⊱彡Beijinhos¸╭⊰✿¸.

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Na realidade, amigo, não perco muito tempo a pensar no que será de mim depois da caminhada. É complicado este assunto e não conseguiremos chegar a uma resposta. è bom ser uma pessoa de Fé e acreditar que partiremos para uma nova vida. Não sei, só sei que gostamos de caminhar o mais tempo possível, mesmo que o caminho seja duro e sofrido. Um beijinho e obrigada por esta reflexão a que nos levaste. Uma boa semana
Emília

Evanir disse...

Mesmo Diminuindo Meus Paços
Mesmo Demorando Minha
Chegada Do Outro
Lado Da Ponte.
Não cortarei pedaços
Para Diminuir
O Peso
Que Eu Carrego.
Mesmo Se A Dor Apertar.
Na Minha Fé Deposito
Minhas Esperanças
Em Deus..
Deus abençoe sua semana caminhas de flores e muito amor
Beijos carinhos sempre.
Evanir

O Árabe disse...

Belíssimo, irmão! Consegues, como ninguém, colocar em versos a nossa jornada para o Conhecimento Meu abraço, boa semana. Salam Aleikum!

ONG ALERTA disse...

Que esta energia possa melhor nosso planeta, abraço Lisette.

Mary disse...

lindo texto amigo.. eu procuro não pensar tanto no que virá depois da minha trajetória aqui, tento agir corretamente, mas pensar no depois me entristece um bocado, assim acabo evitando enquanto posso.. hehehe.. beijos mil e ótima semana..

Celina disse...

Oi Antonio estou de volta a parada foi curta, te desejo muita paz , saúde e felicidades. Um abraço fraterno Celina.

Antônio Lídio Gomes disse...

Prezada Celina, que bom que retornou.
Também estava com saudades da querida amiga que sinceramente, é uma pessoa que é sábia, humana, e carinhosa com todos.
És uma luz!
Quanto ao post, ele é bem vindo e cabe em meu coração. Farei uso dele sempre que possível.
Um abraço fraterno a ti e a todos os teus, e um beijo em teu coração.

Antônio Lídio Gomes disse...

Obrigado Mary. Também procuro não pensa, mas só especular um pouquinho... rsr
Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Salam Aleikim irmão!

Antônio Lídio Gomes disse...

Obrigado Lisette.

Antônio Lídio Gomes disse...

Ivanir, um abraço fraterno e caloroso.

Celina disse...

Oi Antonio, que comentário lindo.!!! obrigada amigo, farei tudo para merecer, o que vc pensa de mim, um abraço fraterno. Celina

Anne Lieri disse...

Olá Antonio Lidio!Sua poesia está no meu blog hoje.Deixo o link se quiser dar uma olhada:http://recantodosautores.blogspot.com.br/2013/05/transicao-da-alma.html

Muito obrigada!

http://odeclinardosonhos.blogspot.com disse...

Numa outra dimensão, num outro espaço físico, ou num outro planeta, importa que se renasça para uma vida feliz, sem mágoa ou tristeza, onde a luz se eternize para sempre....
Um abraço
anacosta

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo

Tanto nas palavras
emprestadas,
como no poema escrito
(um dos mais inspiradores
que já li),
se revela a vontade
ou certeza
que a vida continuará,
mesmo que nos faltem
conhecimento para explicar
de qual forma.


A vida é feita
dos sonhos que nos habitam.

Maria Rodrigues disse...

Meu amigo poeta passei para desejar um bom fim de semana e deixar um beijinho.
Maria

Antônio Lídio Gomes disse...

Amiga Anne, é uma satisfação saber de ti.
Já olhei e fico feliz que aprecie minhas poesias.
Um abraço.

Antônio Lídio Gomes disse...

Um abraço amiga. Um bem haja.

Antônio Lídio Gomes disse...

Aluísio poeta alencarino, um abraço, obrigado por tua visita.

Antônio Lídio Gomes disse...

Obrigado amiga Maria.
Um abraço e retribuo.

http://odeclinardosonhos.blogspot.com disse...

Olá António passo e deixo um beijo e um feliz fim de semana (apesar de ainda ser 5ª feira)!!!!
anacosta

Celina disse...

Amigo Antonio, obrigada pela atenção sempre dispensada, que vc tenha sempre muita paz, e felicidades. Um final de semana bem legal, segue um abraço fraterno Celina

Toninho disse...

Um bom domingo amigo.
Paz,saúde e felicidades ao seu coração.
Um abração.

LUCIENE RROQUES disse...

Parabéns, muito bom o escrito.
Muita luz em teu caminho.
Um grande abraço!